Que tal trabalhar a música nas aulas de Língua Portuguesa? - Profª Silmara Nunes

16/07/2011 11:35


 Por. SILMARA NUNES

 

Que tal trabalhar a música nas aulas de Língua Portuguesa?

 

Já que dia 13 de julho é o dia do cantor, então vamos falar um pouco sobre música.
Muitos professores de Língua Portuguesa, ainda nos dias atuais, continuam trabalhando com uma atitude prescritiva, na maioria das vezes não levam em conta às divergências de linguagens que ocorrem entre diferentes classes sociais; e, o modo de viver do educando. É indispensável que o professor possa utilizar métodos atrativos para que a aula não seja encarada como um ‘estudo de regras’, sendo assim, o professor não deve usar somente a gramática prescritiva, mas acima de tudo deverá fazer uso da gramática descritiva, pois a mesma nortea-se pelo uso da língua portuguesa, ou seja, refere-se à língua portuguesa em situações reais de uso.
Uma forma muito atrativa (aos alunos), no ensino de gramática, é o uso da música em sala de aula; não somente as músicas que marcaram a história, mas também, músicas sugeridas por eles próprios. Através da música o educando construirá um universo linguístico maior. Com o uso da música podemos também ensinar os temas transversais, como prevê os PCNs.
Outro fator importante é a possibilidade de formar o senso crítico do nosso aluno, e também o senso artístico, além disso, a capacidade criativa de cada um.
Mesclando música e Língua Portuguesa, podemos estudar os níveis fonológicos da língua, as variedades lingüística, as questões semânticas, interpretação de texto, intertextualidade etc.
Cada dia que passa tem sido mais difícil manter os alunos atentos em sala de aula; como podemos competir com o mundo tecnológico no qual os nossos alunos vivem? Não é simples, mas para concorrer com tudo isso – devemos tornar nossas aulas agradáveis e inéditas.
Vamos tentar isso utilizando a música? Os alunos podem: cantar, ouvir a música junto com o professor na sala de aula; e, depois de conhecerem a música do dia, os conteúdos de Língua Portuguesa serão trabalhados com auxílio da letra da música. Eles também poderão pesquisar, por exemplo – ao trabalhar o vocativo; os alunos pesquisarão, e na próxima aula trarão músicas que tenham vocativos.
No estudo da Literatura, a música também será de grande valia; pode ser feito o seguinte: na leitura de um livro, os alunos escolherão músicas que tenham a ver com os capítulos do livro e as apresentarão em sala. Com certeza o interesse pela leitura será maior.
Caro (a) professor (a), deixe a sua criatividade te conduzir – cante, dance, invente, faça uma aula diferente!