QUAIS OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO?

18/11/2011 02:25

 

QUAIS OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO?

Por: Silmara Nunes

São seis os elementos da comunicação, veja:

O emissor – É aquele que pronuncia, ou seja, emite a mensagem. É a pessoa principal do discurso. Exemplos de emissores: o professor em sala de aula, o narrador no texto, o orador em um discurso, o eu - lírico no poema, o remetente em uma carta, uma empresa na propaganda, dentre outros.

O receptor – É aquele que recebe a mensagem. A comunicação só terá sucesso, se além de ele receber a mensagem, também compreender; recepção se difere de compreensão. Exemplos de receptores: o aluno em sala de aula, o leitor de um texto, o ouvinte do rádio, o destinatário de uma carta, dentre outros.

A mensagem – É o objeto de comunicação. Toda comunicação tem como objetivo a emissão de uma mensagem. Exemplos de mensagem: bilhete, carta, aula, música, dentre outras.

O canal – É a via de circulação por onde a mensagem percorre até chegar ao receptor. Exemplos de canais: rádio, televisão, data-show, voz, telefone, etc.

O código – É uma convenção estabelecida por um grupo de pessoas ou toda a comunidade e o número de sinais que o formam é limitado e só varia por meio de acordo entre os usuários do código. 

O Referente (Contexto) – É a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir, varia de acordo com o lugar, o tempo, conhecimento de mundo do emissor e do receptor, etc.

Resumindo o processo de comunicação:

Num CONTEXTO,

EMISSOR (codificador), elabora

uma MENSAGEM

através de um CÓDIGO,

veiculada por um CANAL

para um RECEPTOR (decodificador)