HAJA VISTA

08/08/2011 21:13
  Por: Carlos Araujo (Convidado)

 

    Caros leitores!!

Hoje temos um assunto interessante: a locução haja vista. Há grande divergência entre os dicionários e gramáticos quanto à forma correta dessa locução.

Houaiss: "haja vista pode reger ou não a partícula a (lutaremos, haja vista [a] o armamento que já reunimos) ou a partícula de (haja vista das razões expostas); também pode manter-se invariável (haja vista as armas que já reunimos) ou pode flexionar o verbo haver (hajam vista os argumentos apresentados); quando rege a partícula em, permanece invariável (haja em vista as armas)."

Aurélio: "Que se oferece à vista, aos olhos: É rico, haja vista o quanto gastou na última eleição. [Evite-se a construção haja visto, incorreta.]"

Bechara: "A construção mais natural e frequente da expressão haja vistacom o valor de veja, é ter invariável o verbo, qualquer que seja o número do substantivo seguinte. Pode-se construir com o verbo no singular e substantivo seguinte à expressão precedido das preposições a ou de.”.

Napoleão: Após  arrazoar sobre as interpretações das outras construções, aconselha apenas a construção impessoal haja vista.

Recomenda-se adotar a seguinte regra geral: quando a locução for acompanhada de preposição, o verbo haver fica no singular (haja vista aos...; haja vista dos...); sem preposição, o verbo varia (hajam vista os acontecimentos...; hajam vista as razões...) 

Dica da Profª Silmara Nunes - Como já explicitado por nosso tão conhecido Aurélio, não é correto usar haja visto. Tome o exemplo tendo em vista, ninguém fala tendo em visto; então é a mesma.

Divirtam-se com mais esta dica!!!

Agradeço pela oportunidade, obrigado Silmara!

Prof. Carlos Araujo