Cartas ao Leitor em sala de Aula

08/08/2011 08:25

 

Da Redação Linguanet

Queridos internautas, já que no dia 1º de agosto é o dia nacional do selo, e selo nos lembra de carta; que tal falarmos sobre um ótimo gênero textual para trabalharmos nas aulas de de Língua Portuguesa? 

 

 Como se apresenta o gênero Cartas ao Leitor?

 Nem todas as cartas são da mesma natureza, pois circulam em campos diferentes de comunicação, com funções comunicativas variadas, dependendo dos objetivos das mesmas. Dessa forma, temos cartas como: carta resposta, carta pessoal, carta programa, carta circular, de negócios, de relações pessoais, de trabalho, etc. Sendo assim, a carta do leitor é considerada subgênero do gênero maior “carta”,  já que todas têm algo em comum que é comunicar.

  

Em qual contexto o gênero está inserido?

 A carta do leitor é um texto que circula no contexto jornalístico com sua veiculação fixa em revistas ou jornais impressos ou eletrônicos e é um texto com ausência de contato imediato entre remetente e destinatário, ou seja, o leitor, o autor do texto e a equipe da revista não se conhecem. No entanto, os diversos propósitos de comunicação como, opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar, entre outros, com o objetivo de publicar um ponto de vista em relação a um acontecimento ocorre por meio do texto, acontecendo, desse modo, a interação, mesmo que não seja por meio de contato, direto ou imediato.

  

Características do gênero

Expressa a opinião do leitor sobre textos publicados em jornal ou revista;

Tem intencionalidade persuasiva;

Tem estrutura semelhante à carta pessoal: data, vocativo, corpo do texto (assunto), expressão cordial de despedida e assinatura;

Linguagem de acordo com o perfil do autor, da revista ou jornal a que se destina, predominando o padrão culto formal;

 

O contanto dos alunos com o gênero carta do leitor, exercita a habilidade cognitiva e aprofunda a capacidade de compreensão e produção textual, tornando-os mais aptos para transitar nos diferentes setores sociais e exercer com maior facilidade a cidadania.

 Ao produzir um texto com base no gênero cartas do leitor, o aluno terá a oportunidade de expor sua opinião. Usando esse gênero nós, educadores, formamos cidadãos capazes de compreenderem situações da vida social presente em nosso cotidiano, em diversos veículos de comunicação.

 Veja o exemplo abaixo de uma carta que pode ser trabalhada na sala de aula:

Até mais, beijos!