A LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

11/10/2011 00:03

 

Por.: Silmara Nunes

A LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

A linguagem verbal compõe-se de palavras e frases, podendo ser na forma oral ou escrita. São exemplos de linguagens verbais: cartas, bilhetes, emails, sites, livro, poemas etc.

A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação, como: tom de voz, postura corporal, luzes, desenhos, gestos, bandeiras, sons (não vocálicos). E como exemplos de linguagens não-verbais, temos: gestos, placas de trânsito, apito do guarda ou do juiz, semáforo, buzina etc.

Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e em linguagens verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se manifesta por palavras (verbum em latim); no entanto, o ser humano para se comunicar faz uso de 58 % da linguagem gestual, 38% da linguagem falada, isto é, da voz; e, apenas 7 % da escrita.

Tanto a linguagem verbal, quanto a linguagem não-verbal expressam sentidos; e, para isso, utilizam-se de signos. Na linguagem verbal, o signo é construído através dos sons da língua, ao quanto que na linguagem não-verbal, os signos são constituídos por gestos, expressões, formas, cores etc.

Há também linguagens mistas, que fazem uso da palavra e da figura. São exemplos de linguagem mista: charges, tirinhas, HQs, dentre outras.

Veja um exemplo de linguagem mista: