Gramática e Cia - Carlos Araujo

26/07/2011 14:06

  Por: Carlos Araujo

 O QUE É GRAMÁTICA?

Para iniciar essa coluna e contribuir para os ilustres trabalhos dos meus amigos Silmara e Vinícius, começarei com uma introdução sobre a concepção de gramática. Para você amigo internauta o que é Gramática?

Se perguntássemos isso a um jovem do Ensino Médio ou das séries finais do Ensino Fundamental com certeza ele iria responder: Gramática é um livro que expõeas regras do uso da língua. O jovem não estaria errado ao definir a Gramática dessa forma; digo-lhes o seguinte: essa concepção de Gramática dada pelo jovem refere-se à Gramática normativa. A Gramática normativa organiza as “regras” e forma a norma culta, ou melhor, a norma padrão da língua; para a Gramática normativa tudo que foge a essa regra é visto com um ‘erro’. Ela não considera o falante da língua, isto é, ignora características próprias da língua oral, além de desvalorizar outras variedades da língua com base em fatores não estritamente linguísticos. Tal gramática tem se tornado o terror dos nossos alunos, tantas regras; e, pior ainda – tantas exceções! Muitas vezes a Gramática Normativa (tradicional) trai a nós, professores, quando temos que reconhecer diante dos nossos alunos que para a gramática tradicional é real a frase: toda regra tem  exceções.

E como pode a gramática definir se eu ou você sabemos ou não usar a Língua Portuguesa?

Por outro lado, temos a Gramática Descritiva, como já citada no artigo Em dia, pela professora Silmara; a Gramática Descritiva faz uma descrição da estrutura e funcionamento da língua, levando em conta o falante, consentindo agregar a cada expressão dessa língua uma descrição estrutural e instituir suas regras de uso, de modo a separar o que é gramatical do que não é gramatical. Para a Gramática Descritiva o fato de existirem variedades lingüísticas é extremamente importante para o estudo da língua, pois essa gramática estuda a língua, tal como ela se apresenta, e não como deveria se apresentar. Esse tipo de gramática deixa bem claro que o usuário da língua precisa saber muito mais do que apenas as normas gramaticais, pois ela constitui não só à competência textual e discursiva, mas também, à competência comunicativa.

Depois da breve explicação: para você qual gramática a escola deve adotar? Mande um email ou responda comentando um artigo.

Contribuíram para este artigo: Profª Silmara Nunes e https://pt.shvoong.com/